De acordo com a Bíblia Hebraica e o Alcorão, Moisés foi um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é atribuída.

Moisés é o grande libertador dos hebreus, tido por eles como seu principal legislador e mais importante líder religioso.

Moisés

Moisés também é considerado um grande profeta pelos muçulmanos.

 

MOISÉS

De acordo com a Bíblia Hebraica e o Alcorão, foi um líder religioso, legislador e profeta, a quem a autoria da Torá é atribuída. Ele é o profeta mais importante do judaísmo, e igualmente reconhecido pelo Cristianismo e Islamismo, assim como em outras religiões.

É o grande libertador dos hebreus, tido por eles como seu principal legislador e mais importante líder religioso. A Bíblia o denomina “o homem mais manso da Terra” (Números 12:3). Também é considerado um grande profeta pelos muçulmanos.

De acordo com a Bíblia e a tradição judaico-cristã, Moisés realizou diversos prodígios após uma Epifania. Libertou o povo judeu da escravidão no Antigo Egito, tendo instituído a Pascoa Judaica. Depois guiou seu povo através de um êxodo pelo deserto durante quarenta anos, que se iniciou através da famosa passagem em que Moisés abre o Mar Vermelho, para possibilitar a travessia segura dos judeus. Ainda segundo a Bíblia, recebeu no alto do Monte Sinai as Tábuas da Lei de Deus, contendo os Dez Mandamentos.

Moisés foi, assim, o instrumento humano na criação da nação de Israel, comunicando-lhe a Torá. Mais humilde do que qualquer outro homem , ele gozava de privilégios únicos, pois “nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem Deus conhecera face a face”