Lao Tsé recomenda a simplicidade e a naturalidade, censura a ambição e a riqueza e condena a violência.

Atribui-se a Lao Tsé a autoria do livro “Tao Te King“, ou Livro do Caminho e da Virtude

LAO TSÉ

Criador do Taoísmo. Considerado um personagem mítico, o nome de Lao Tsé significa “grande senhor” ou “velho mestre”. Atribui-se a ele a autoria do livro “Tao Te King“, ou Livro do Caminho e da Virtude.  Junto com a Bíblia, esse livro é um dos mais traduzidos no mundo. No terreno prático, preconizou a vida contemplativa e a supressão de qualquer desejo.

Lao Tsé recomenda a simplicidade e a naturalidade, censura a ambição e a riqueza e condena a violência.

VIDA

Lao Tsé trabalhou muitos anos como bibliotecário real. Desgostoso com as intrigas e disputas da vida na corte, ele decidiu abandonar esta vida, seguindo para as Terras do Oeste, em direção à Índia.

Ao chegar à fronteira, o guardião de fronteiras Yin-hsi reconheceu sua sabedoria, o reverenciou e pediu a ele que, antes de sair da China, deixasse um registro de seus ensinamentos por escrito. Assim, antes de partir, Lao Tsé escreveu os 81 pequenos poemas que receberam o título de Tao Te Ching.

Após sua morte, essa filosofia transformou-se numa mística contemplativa baseada na idéia de não ação e na identificação, por meio do êxtase, com a energia absoluta e impessoal do mundo (o Tao).